Estratégias para melhorar a adesão as metas de segurança do paciente / Strategies to enhance patient safety goals

Authors

  • Gislene Aparecida Xavier dos Reis
  • Vanessa Paula Lanjoni
  • Andressa Martins Dias Ferreira
  • Bruna de Oliveira Lima
  • Rosangela Costa Guerra
  • Laura Misue Matsuda

DOI:

https://doi.org/10.34119/bjhrv2n4-049

Keywords:

Segurança do paciente, Gestão de riscos, Qualidade da assistência à saúde.

Abstract

Descrever estratégia para aprimorar o conhecimento dos colaboradores referente às metas de segurança do paciente. Trata-se de relato de experiência realizado em um hospital filantrópico, em abril de 2018. Realizou-se gincana para aprimorar o conhecimento dos colaboradores acerca das metas de segurança do paciente. Formaram-se 24 equipes entre setores assistenciais e administrativos. Sendo selecionadas três equipes, as quais propuseram a elaboração de checklist para checar as identificações dos pacientes a cada verificação de sinais vitais; a realização de concurso de paródia e teatro referente ao tema higienização das mãos; checagem dos medicamentos a beira leito e dispensação de dose unitária do medicamento. A realização de atividades lúdicas e interativas, no caso a gincana, promove a participação positiva dos colaboradores para aprimorar a qualidade do cuidado e, consequentemente a segurança do paciente.

References

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Brasília (DF); 2013.

Published

2019-05-21

How to Cite

REIS, G. A. X. dos; LANJONI, V. P.; FERREIRA, A. M. D.; LIMA, B. de O.; GUERRA, R. C.; MATSUDA, L. M. Estratégias para melhorar a adesão as metas de segurança do paciente / Strategies to enhance patient safety goals. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 2802–2804, 2019. DOI: 10.34119/bjhrv2n4-049. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1995. Acesso em: 28 mar. 2024.

Issue

Section

Original Papers