O impacto da exclusão do ICMS da base de cálculodo PIS/PASEP e cofins: uma triangulação dos resultados financeiros de um empreendimento comercial / The impact of the exclusion of ICMS from the PIS/PASEP and cofins calculation basis: a triangulation of the financial results of a commercial enterprise

Authors

  • Davson Mansur Irffi Silva
  • Dayanne Fernandes Silva
  • Diva de Souza Silva Rodrigues
  • Jordana de Castro Sousa
  • Louis Felipe Vieira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1086

Keywords:

PIS, COFINS, Lucro Real, Carga Tributária, base de cálculo.

Abstract

A carga tributária praticada no Brasil tem relevância significativa junto as empresas. O impacto do ICMS sobre produtos e serviços representa um impacto no resultado de muitas organizações que veem a incidência desse imposto junto à composição dos seus gastos. Dessa forma, superar o peso dessa carga fiscal é um desafio para muitos empreendedores. O objetivo desse estudo é verificar o impacto da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS nos resultados financeiros de um empreendimento comercial. Para tanto, serão apresentados os conceitos dos impostos analisados e o fato gerador do PIS e da COFINS nas empresas cuja sistemática de tributação se dá pelo Lucro Real. O problema de pesquisa que permeia esse estudo é: a exclusão do ICMS da base de cálculo do Programas de Integração Social- PIS e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social– COFINS proporcionariam resultados financeiros significativos para um empreendimento comercial? A metodologia utilizada nesse artigo foi uma abordagem qualitativa. A pesquisa é bibliográfica, documental e descritiva. Os dados dessa pesquisa têm como fonte oSPED contribui, cujas contribuições são do período de Fev/2018 a Abr/2018. Essa é uma pesquisa de natureza teórica e empírica. Na análise dos dados será realizado um estudo comparativo com e sem a incidência do ICMS, nasbases de cálculo doPIS e daCOFINS. Assim, apontar os ganhos percentuais com a referida exclusão dessa obrigação fiscal. Como resultado verifica-se que a redução percentual de 25,8% sobre os valores a serem recolhidos aos cofres do governo.

 

References

BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

DEVECHI, C. P. V.; TREVISAN. A. L. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência. Revista Brasileira de Educação. v. 15. n.º 43. Jan./abr., p. 148 – 159, 2010.

RIBEIRO, K, R. O princípio da não cumulatividade no direito tributário brasileiro. Revista de Doutrina TRF4. Publicado em: 25/06/2007 – 18º Edição. Disponível em: http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/index.htm?http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/Edicao018/Rodrigo_Ribeiro.htm

GIL, A. C.Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

IUDÍCIBUS, S.; MARTINS E.; GELBCKE, E. R. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 7ª ed. São Paulo, Atlas, 2008.

MARION, J. C. Contabilidade básica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTELO, A. Carga tributária sobe para 32,3% do PIB em 2016, a maior em 3 anos. Publicado em: 27 de dez. 2017. Disponível em:http://g1.globo.com/economia. Acesso em 01 de nov. 2018.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MILAGRES, J. M. Exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINS e do PIS, posições antagônicas do STJ e do ST. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/. Acesso: 17 de out. 2018.

OLIVEIRA, M. S.; MOREIRA, S. C. Noções de contabilidade básica para cursos técnicos. Brasília – DF: Editora IFB, 2013.

POLIZEL, G. Z.; VILLALVA, W. L.; SANTOS, W. F. Contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.

SANTOS, J. L. et al. Manual de práticas contábeis: aspectos societários e tributários. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

SANTOS, T. C. A exclusão do ICMS da base de cálculo da COFINS. Disponível em: http://jusvi.com/doutrinas_e_pecas/ver/22682. Publicado em: 10 de out. 2006. In: http://www.egov.ufsc.br/. Acesso em: 10 de out. 2018.

TABELA ICMS. Disponível em: https://tabelaicms.com/. Acesso em 01 de nov. 2018.

TESOURO NACIONAL. Carga tributária bruta do Governo Geral foi de 32,36% do PIB em 2017. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/carga-tributaria-bruta-do-governo-geral-foi-de-32-36-do-pib-em-2017. Acesso: 15 de out. 2018.

Published

2019-01-04

How to Cite

Silva, D. M. I., Silva, D. F., Rodrigues, D. de S. S., Sousa, J. de C., & Vieira, L. F. (2019). O impacto da exclusão do ICMS da base de cálculodo PIS/PASEP e cofins: uma triangulação dos resultados financeiros de um empreendimento comercial / The impact of the exclusion of ICMS from the PIS/PASEP and cofins calculation basis: a triangulation of the financial results of a commercial enterprise. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1199–1218. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1086

Issue

Section

Original Papers