Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education

Authors

  • Lucas B. Perez
  • Daniel E. Razera

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1125

Keywords:

realidade virtual, microcontrolador, simulação, Blender.

Abstract

A utilização de ambientes virtuais 3D em contextos educativos proporciona novos horizontes no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, ao programar um dispositivo de controle industrial o aluno tem apenas uma imagem abstrata do sistema para o qual deve gerar o controle. Imaginar uma esteira separadora de peças, uma empacotadora ou outra máquina industrial requer um conhecimento prévio do funcionamento da maquina. 

O objetivo deste projeto é o desenvolvimento e uso de uma interface 3D que permita ao aluno a visualização e interação com um Ambiente Industrial Virtual, simulando e testando a interface programável sem a necessidade de uma planta industrial instalada na escola. O processo é muito semelhante a jogos 3D, criando interesse e eliminando a subjetividade da abstração em aulas técnicas de sistemas industriais programáveis. Tais ambientes virtuais já são aplicados em diversas áreas como medicina, mecânica, biologia, física, matemática, etc. No desenvolvimento da interface gráfica utilizou-se o Blender. Estas ferramentas permitiram um rápido desenvolvimento do Ambiente Industrial Virtual. Para o desenvolvimento do Dispositivo de Interface de Simulação, usamos o microcontrolador 18F4550 com circuitos anexos que permitem interação através da USB com o computador onde o Ambiente Virtual esta instalado.

 

References

BLENDER. About. Disponível em: <https://www.blender.org/about/>. Acesso em: 03 ago. 2017.

OLIVEIRA, K. D.; SANTOS, W. L.; SOUZA, R. C.; MOURA, R. O.; SILVA, J. F. M. C.;

MENEZES, J. W. Laboratório Virtual de Química: Blender 3D Auxiliando no ensino da Química. In: Xl Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belém-PA. 2012.

TORI, R. Educação Sem Distância: As Tecnologias Interativas na Redução de Distâncias em Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Editora Senac,2010.

Published

2019-01-10

How to Cite

Perez, L. B., & Razera, D. E. (2019). Ambiente de realidade virtual 3D para ensino técnico / 3D virtual reality environment for technical education. Brazilian Journal of Development, 5(2), 1445–1449. https://doi.org/10.34117/bjdv5n2-1125

Issue

Section

Original Papers