Gestão da qualidade aplicada ao plano pedagógico do curso institucional de instituições de ensino superior / Quality management applied to the pedagogical plan of the institutional course of higher education institutions

Authors

  • Maria dos Reis Camelo
  • Malinália Ines Rocha Marcião

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1752

Keywords:

Qualidade, Ensino Superior, Plano Pedagógico.

Abstract

Atualmente existe uma busca incessante por Qualificação Profissional, em Instituições de Ensino que ofereça maior qualidade e que seja referência no mercado do Ensino Superior, o que nos levou a investigar sobre a qualidade dos Processos e ­­­­Serviços realizados pelas IES em seu Plano Pedagógico de Curso – PPC, onde se define as políticas, produtos e serviços para o funcionamento de um Curso. Considerando que uma Instituição de Nível Superior é uma Organização e que tem em suas dimensões principais: Pesquisas, Ensino e Extensão, voltados para a sociedade como um todo, e em um segundo momento para a comunidade. Surgindo a seguinte problemática “Quais são as atividades praticadas por uma IES em seus Cursos de Graduação, que podem ser aplicadas a Gestão da Qualidade no PPC”? A investigação tem como objetivo verificar quais os produtos e serviços, existente no PPC que podem ser aperfeiçoados para que a IES melhore sua eficiência e apresentar as estratégias existentes, na administração, em seus processos, produtos e rotinas aplicadas nas Instituições de Ensino superior – IES, em especial no seu PPC.A metodologia utilizada foi acoleta de dados primários, com entrevistas e análise do PPC dos cursos de Administração, Psicologia e Odontologia, localizadas em Manaus e dados secundários do MEC/INEP. Com este estudo conclui-se que as IES precisam realizar uma constante atualização das políticas institucionais para atender as necessidades do mercado de trabalho e avaliar o custo da evasão de alunos e a concorrência existente entre as IES pesquisadas.

References

ALMEIDA, A.M. N. Indicações e contraindicações. In: Knapp P ed. Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed; 2004.

ALVES, V. L. S. Gestão da Qualidade ferramentas utilizadas no contexto contemporâneo da Saude.Ed. Martinari, 2012.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, dez, 1996.

FRANCO, E. B. et al. Restauração de dentes anteriores fraturados com aproveitamento do fragmento. Caso clínico. Estomat. Cult., v. 15, n. 4, p. 47-50, 1985.

GOMES, M. F. Delimitação de atribuições educacionais: sistemas de ensino e competência constitucional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92. 2012.

HERRERO FILHO, E. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação.2016. Disponível em: <http://www.enem.inep.gov.br/>. Acesso em: 20/set. 2018.

ISHIKAWA, K. Controle de Qualidade Total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

LEAL, L. A. O. Avaliação da percepção da aplicação do sistema de gestão econômica numa instituição de ensino superior. Rio de Janeiro: UERJ. 2002.

MACHADO, L. E. Gestão Estratégica para instituições de ensino superior privadas. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

MEYER JR., V.; MANGOLIM, L.; SERMANN, I. Planejamento e gestão estratégica: viabilidade na IES. In Congresso Nacional da Área de Educação, 4 Anais. Curitiba. 2004.

PROLUCRO. Consultoria empresarial. Planilha 5W2H – o que é, como fazer e quando utilizar. Disponível em: <https://www.prolucroconsultoria.com.br/blog/planilha-5w2h-o-que-e-como-fazer-e-quando-utilizar/>. Acesso em: 20/set. 2018.

VALORE, L. A. “O que você vai ser quando crescer?” O psicólogo, a escola e a orientação profissional: Articulações possíveis. PsicoUTPonline, 2, 1-5. 2003.

XAVIER, A. C. R. Gestão da Qualidade Total nas Escolas, um Novo Modelo Gerencial para a Educação Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas. Brasília, 1991.

ZERANO, M. Faça seu Plano de Ações.Ferramenta 5w2h. 2013.

Published

2019-04-11

How to Cite

Camelo, M. dos R., & Marcião, M. I. R. (2019). Gestão da qualidade aplicada ao plano pedagógico do curso institucional de instituições de ensino superior / Quality management applied to the pedagogical plan of the institutional course of higher education institutions. Brazilian Journal of Development, 5(6), 5285–5298. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-1752

Issue

Section

Original Papers