Modelagem do “sistema imersivo da unipampa” Campus Bagé / Modeling of the "immersive system of unipampa" Campus Bagé

Authors

  • Maiara Sousa Gomes
  • Sandra Dutra Piovesan
  • Rosana Wagner

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-085

Keywords:

Ambiente imersivo, mundo virtual, Unipampa.

Abstract

O desenvolvimento de um Ambiente Imersivo busca disponibilizar aplicações que facilitem a aquisição de conhecimento, tornando mais prazeroso o processo de aprendizagem, através de um interagir virtual, facilitado pela percepção e realismo presentes nesses ambientes imersivos. Considerando o grande crescimento na utilização de Ambientes Imersivos no campo educacional, disponibilizando as mais variadas aplicações, este artigo foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa sobre Ambiente Imersivos da Universidade Federal do Pampa - Unipampa e tem por objetivo o desenvolvimento do “mundo” da Unipampa, apresentando o processo de modelagem como proposta futura de utilização deste ambiente com fins pedagógicos, substituindo o tradicional Ambiente Virtual de Aprendizagem. O “mundo” está sendo modelado utilizando a ferramenta Autodesk 3ds Max e posteriormente importado para o Servidor de Mundos Virtuais OpenSim e encontra-se em fase de testes, onde o mesmo será utilizado para concretizar a busca por um modelo de ambiente que proporcione mais autonomia aos estudantes.

 

References

Alves, Daniele Guimarães, Tathyane Dutra Cabral, and Rosa Maria Esteves M. da Costa. "Ambientes

Virtuais para Educação a Distância: uma estrutura de classificação e análise de casos." Cadernos do IME-Série Informática 14 (2013): 54-63.

Amaral, E. , Barbara G. Avila, and Liane MR Tarouco. "Aspectos teóricos e práticos da implantação de um laboratório virtual no OpenSim." Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 23. No. 1. 2012.

Ávila, Bárbara, Érico MH Amaral, and Liane Tarouco. "Implementação de Laboratórios Virtuais no metaverso OpenSim." RENOTE 11.1 (2013).

Braga, Mariluci. "Realidade virtual e educação." Revista de biologia e ciências da terra 1.1 (2001): 1-13.

FREIRE, Anderson; ROLIM, Cledja; BESSA, Wladia. Criação de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem usando a plataforma Opensimulator. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Disponível em:< http://connepi. ifal. edu. br/ocs/index. php/connepi/CON NEPI2010/paper/viewFile/684/410>. Acesso em 26/08/2015.

KIRNER, Claudio. "Evolução da Realidade Virtual no Brasil." X Symposium on Virtual and Augmented Reality. 2008.

AMARAL, Marcos; BOTELHO, Silvia. Estaleiros Virtuais Imersivos – A Realidade Virtual a serviço da Indústria Naval e Offshore. In: Proceedings of the 2012 International Conference on Offshore and Marine Technology: Science and Innovation, 2012.

KIRNER, Cláudio; Realidade Virtual e Aumentada. Acesso em Março 2012. Disponível em <http://www.realidadevirtual.com.br>.

PINHO, Marcio Serolli; REBELO, Irla Bociaoski. Fundamentos e Tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. Belém: Editora SBC, 2006.

TORI, Romero; KIRNER, Claudio; Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Belém: Edditora SBC, 2006. p 2 – 22.

AMARAL, Marcos; BOTELHO, Silvia. Estaleiros Virtuais Imersivos – A Realidade Virtual a serviço da Indústria Naval e Offshore. In: Proceedings of the 2012 International Conference on Offshore and Marine Technology: Science and Innovation, 2012.

ANDREAS, Konstantinidis; THRASYVOULOS, Tsiatsos; STAVROS, Demetriadis; ANDREAS, Pomportsis. Collaborative Learning in OpenSim by Utilizing SLoodle. In: 2010 Sixth Advanced International Conference on Telecommnications, IEEE, 2010.

GUOMIN, Zangui; JIANXIN, Zhu; Na Education Value Analysis of SLoodle-based Distribuidet Virtual Learning System. In: Second International Workshop on Education Technology and Computer Science, IEEE, 2010.

Published

2019-04-16

How to Cite

Gomes, M. S., Piovesan, S. D., & Wagner, R. (2019). Modelagem do “sistema imersivo da unipampa” Campus Bagé / Modeling of the "immersive system of unipampa" Campus Bagé. Brazilian Journal of Development, 5(6), 5509–5518. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-085

Issue

Section

Original Papers