Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais / Interrelationships among youth, education and digital technologies

Authors

  • Adilson Cristiano Habowski
  • Elaine Conte
  • Carla Milbradt

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-128

Keywords:

Juventudes. Tecnologias Digitais. Educação.

Abstract

O estudo discute as inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais, cujo objetivo é analisar asrepercussões e dilemas que as novas tecnologias digitaistêm no processo educativo dos jovens. Estas tecnologias têm gerado mudanças socioculturais, políticas e produtivas, e que, portanto, necessitam ser compreendidas à luz dos múltiplos e complexos fatores que se desdobram ao longo dos tempos como forma de sociabilidade. Alguns autores chamam a atenção sobre o fato de que as tecnologias além de modificar as formas de linguagem, de comportamento e os modos de se relacionar dos sujeitos (laços de amizade e sociabilidade), também estabelecem inter-relações com as formações sociais, econômicas e culturais da vida. Trata-se de um discurso que vem desde o final do século XX e início do século XXI, correspondendo a um conjunto de transformações sociais e digitais. Os debates sobre a necessidade de uma conversação digital emanam por ocasião do avanço e propagação das tecnologias, da maior oferta de mercado para o consumo dos artefatos digitais, culminando numa expansão e utilização massiva das tecnologias como forma de ideologia. As aporias nos impulsionam para a busca do enfrentamento das formas de feitiço institucionalizadas, rumo à emancipação dos conhecimentos pela reconstrução intersubjetiva, gerando um agir e um pensar coletivos, através das possibilidades de discussões globais emergentes.

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Published

2019-04-30

How to Cite

Habowski, A. C., Conte, E., & Milbradt, C. (2019). Inter-relações entre juventudes, educação e tecnologias digitais / Interrelationships among youth, education and digital technologies. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6179–6196. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-128

Issue

Section

Original Papers