Aplicação de ferramenta computacional na otimização e mitigação de custos na roteirização da logística de transporte de cargas / Application of computational tool in the optimization and mitigation of costs in routing of charge transport logistics

Authors

  • Jaísa Aparecida Costa Gomes
  • José Ronaldo Tavares Santos
  • Gustavo Vinícius Duarte Barbosa
  • Giordani Bruno de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-011

Keywords:

Modelagem computacional, Pesquisa Operacional, Transporte.

Abstract

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o transporte de cargas por meio rodoviário é o mais predominante no Brasil, onde a sua movimentação responde de um a dois terços dos custos logísticos totais do país. Do ponto de vista econômico, empresas com atividades logísticas mais eficientes têm maior competitividade e maior sustentabilidade no mercado, portanto, para que isso ocorra é necessária a mitigação dos custos e das distâncias nas rotas de transporte. O objetivo principal deste artigo é apresentar um estudo de caso em uma empresa do ramo de transporte de materiais de construção civil, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, buscando demonstrar como a roteirização e a modelagem computacional podem contribuir na redução dos custos da logística de transporte dessa empresa. A metodologia da pesquisa é do tipo aplicado, com abordagem quantitativa, onde são obtidos os dados com o cenário de entrega atual, e além desses, os novos cenários após a aplicação da modelagem e tomada de decisão, empregando a ferramenta computacional solver do Microsoft Excel®. Os resultados obtidos evidenciaram a potencialidade da otimização na roteirização de veículos e a redução dos custos de transporte. Conclui-se, por conseguinte, a necessidade de utilização de ferramentas computacionais e conceitos da pesquisa operacional como elementos de auxílio na otimização no processo de roteirização.

References

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

BRASIL, IBGE. Infraestrutura dos transportes no Brasil, 2014. Disponível em:

<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2013-agencia-de-noticias/releases/14707-asi-ibge-mapeia- a-infraestrutura-dos-transportes-no-brasil.html>. Acesso em: 03 mai. 2018

SLACK, N. et al. Administração da Produção. 1 ed. São Paulo. Atlas, 1997.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 6 reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 400 p.

MEIRIM, H. As atividades primárias da logística. Disponível em:

<http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/as-atividades-primarias-da-logistica/14168/>. Acesso em: 25 de maio de 2018.

MORAIS, Roberto Ramos de. Logística empresarial, Curitiba: InterSaberes, 2015.

RODRIGUES, P. R. A. Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e a logística internacional. São Paulo: Aduaneiras, 2000. 148 p.

TAKAHASHI, S. Avaliação ambiental do setor de transporte de cargas: Comparação de métodos. 2008. 89 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008. GOMES, Carlos Francisco Simões, Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação. São Paulo, 2004.

KLANN, R. et al. Utilização da programação linear na otimização de resultados de uma empresa do ramo de transporte rodoviário de cargas. Associação Brasileira de Custos, Santa Catarina, v. 5, n. 1, p. 1-23, jan- abr 2010.

MASIERO, L. S. Proposta de dimensionamento de frota para uma transportadora. 2008. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional: Métodos e Modelos para Análises de Decisões. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional – Curso Introdutório. 2. ed rev. São Paulo: Cenage Learning, 2010.

LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em excel. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

TAHA, H. A. Pesquisa operacional: uma visão geral. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas de pesquisa do trabalho acadêmico. 2.ed.- Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

Published

2019-08-08

How to Cite

Gomes, J. A. C., Santos, J. R. T., Barbosa, G. V. D., & Carvalho, G. B. de. (2019). Aplicação de ferramenta computacional na otimização e mitigação de custos na roteirização da logística de transporte de cargas / Application of computational tool in the optimization and mitigation of costs in routing of charge transport logistics. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7703–7716. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-011

Issue

Section

Original Papers