A identidade do professor na comunidade indígena Xerente: proposta de pesquisa sobre o cotidiano e constituição do sujeito / The identity of the teacher in the Xerente indigenous community: proposal of research on the daily life and constitution of the subject

Authors

  • Eder Ahmad Charaf Eddine

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-015

Keywords:

Constituição do sujeito, Etnia Xerente, Cotidiano Escolar Indígena.

Abstract

Compreender a constituição do sujeito, principalmente, do sujeito professor, requer um estudo que contemple o seu fazer cotidiano e a suas representações sociais. O intento de nossa proposta, que é um projeto ainda em andamento, é perscrutar a constituição do sujeito professor inserido em uma comunidade indígena no Tocantins, mais especificamente, a comunidade Xerente, localizada, aproximadamente, à distância de 70 km de Palmas, capital do estado, com 56 aldeias entre o Rio Tocantins e o Rio Sono. Propomos investigar a constituição do ser professor no ambiente indígena e resgatar sua história e sua relação com o ambiente, compreendendo seu fazer cotidiano e suas práticas. Utilizaremos como metodologia a teoria da Representação Social alinhada com a técnica da História de Vida e o arcabouço teórico para as análises será constituído a partir de teorias sócio-históricas, que compreendem que o sujeito professor é social e historicamente construído e seu fazer é singular e universal, mesmo estando em um contexto específico. Até o momento realizamos uma pesquisa bibliográfica nos principais bancos de dados online. Como resultado preliminar identificamos que são poucos os estudos sobre a educação escolar Xerente e que as pesquisas estão relacionadas com questões de gênero, de espaços e com as lendas e mitos.  

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Published

2019-08-08

How to Cite

Eddine, E. A. C. (2019). A identidade do professor na comunidade indígena Xerente: proposta de pesquisa sobre o cotidiano e constituição do sujeito / The identity of the teacher in the Xerente indigenous community: proposal of research on the daily life and constitution of the subject. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7747–7762. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-015

Issue

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Original Papers