A contribuição do professor para uma educação efetiva num ambiente de constante mudanças e inovações / The teacher's contribution to effective education in an environment of constant change and innovation

Authors

  • José Donizeti de Oliveira
  • Célia Regina Vieira de Souza Leite

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-091

Keywords:

Desenvolvimento de conhecimentos. Fracasso escolar. Papel do professor. Inovação. Diversidade social.

Abstract

Com o propósito de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para o mundo do trabalho, há uma necessidade de repensar o papel do professor na sala de aula e como ele transmite esses conhecimentos, de maneira que o aluno possa, realmente, aprender e ser o verdadeiro ator de transformações para uma sociedade ética, assim como ter atributos necessários para se integrar nos novos modelos de profissão.  Este trabalho tem como objetivo central promover uma reflexão sobre o verdadeiro papel do professor num ambiente de constante mudanças e inovações, para isso será realizado pesquisa bibliográfica de autores que sugerem metodologias inovadoras na educação que possam servir de ponto de partida para análise da situação atual do ensino e contribua para práticas diferenciadas levando em conta a escola onde atua, ritmos, interesses dos alunos (individualização das aprendizagens) num ambiente de acolhimento e integração social, evidenciando a escola contemporânea, onde  é importante olhar também o atendimento às diferenças, às diversidades sociais e culturais dos alunos. O desenvolvimento de competências habilidades e atitudes devem trazer benefícios para as organizações que incluem aumento de produtividade, preservação de conhecimento, melhoria da qualidade de tomada de decisões, saber trabalhar em equipe, a proatividade etc. A necessidade de reformas educacionais é justificada pelos ideólogos neoliberais a partir da constatação de que a educação brasileira está em “crise”, uma crise de eficiência, eficácia e produtividade, não representando, portanto, uma qualidade possível de adequação às novas demandas do mercado de trabalho, que exige um novo perfil de cidadão capaz de flexibilidade, multifuncional e competente para trabalhar com as novas tecnologias da informação e comunicação (SANTOS, 2012). Mesmo diante de tantos desafios, é preciso ter criatividade, vontade de se reinventar, agir para que haja mudanças eficazes, flexibilizar atitudes e metodologias que impeçam de alcançar tais objetivos, sem procurar ou eleger culpados para o fracasso escolar em especial, da escola técnica.

 

 

References

ALMEIDA, M. I. Fundamentos pedagógicos e didáticos da prática docente universitária e o lócus privilegiado para o seu desenvolvimento. In: Marin, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1°ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p.125-138.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Pearson 2004.

ENGUITA, M. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

LIBÃNEO, J. C. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e conhecimento disciplinar: In MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa. 1° ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2015. p.39 - 65.

MEC . Selecionadas 178 instituições como exemplos de inovação. 22 dez. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/32951-selecionadas-178-instituicoes-como-exemplos-de-inovacao . Acesso 3 mai. 2018.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PUENTES, R. V. ;AQUINO, O.F. ;QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência, Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184, 2009. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n34/10.pdf . Acesso em 3 de mai. 2018.

SACRISTAN, J. O. G. O que significa currículo? Saberes e Incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, S. P. ; RUSCHEL, C.T.M. ; SOARES, D. R. A formação docente e suas repercussões na sociedade do conhecimento. Revista de Ciências Humanas , v. 6, p.9 - p.25, 2012. Disponível em: http://www.fw.uri.br/NewArquivos/pos/publicacao/10.pdf . Acesso 03 de mai. 2018.

SAVIANI,D. História das idéias pedagógicas no Brasil, Campinas: Autores associados Ltda, 2007.

YOUNG, M. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: O argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira da Educação. V16, n .48, 2011, p.609 – p.623.

Published

2019-08-08

How to Cite

Oliveira, J. D. de, & Leite, C. R. V. de S. (2019). A contribuição do professor para uma educação efetiva num ambiente de constante mudanças e inovações / The teacher’s contribution to effective education in an environment of constant change and innovation. Brazilian Journal of Development, 5(7), 8845–8854. https://doi.org/10.34117/bjdv5n7-091

Issue

Section

Original Papers