Comunicação eficaz: um estudo de caso de padronização de canal de comunicação / Effective communication: a case study of the standardization of communication channels

Authors

  • Ana Rita Calderaro da Costa
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-128

Keywords:

Comunicação eficaz, canais de transmissão, padronização, processo de comunicação.

Abstract

 

A comunicação é um mecanismo chave para o sucesso de qualquer negócio. Indo além de transmitir informações, também promove a interação entre os envolvidos em uma organização. Com a tecnologia, têm-se, hoje, os mais diversos canais de transmissão, porém a comunicação eficaz ainda se mostra como um desafio nas grandes corporações, devido ao fluxo intenso de informação e ao número grande de colaboradores. O presente estudo buscou analisar o impacto gerado pela padronização de um canal de comunicação em um setor de engenharia, de uma grande empresa. Foi realizado um estudo de caso com a aplicação de questionários do tipo censo. Com as respostas obtidas, pode-se ilustrar e exemplificar as melhorias e aceitação da criação deste canal de informação padronizado, claro e conciso, comprovando que tal prática realmente auxilia nas atividades, atendimento dos requisitos e expectativa dos clientes, internos e externos. Assim, o presente trabalho valida a implementação da ferramenta como eficaz ao processo de transmissão das informações.

 

References

CLEMEN, P. Como implantar uma área de comunicação interna: Nós, as pessoas, fazemos a diferença. São Paulo: Mauad Editora Ltda. 2005;

CHAGAS, K. F. P. Reprovação e evasão na disciplina Cálculo I e estratégias para reduzi-las: Estudo em uma Escola de Engenharias. São Paulo. 2017;

DUBRIN, A. J. Princípios da Administração. Tradução Roberto Miradeo. Rio de Janeiro. 2003;

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. 2002;

KUNSCH, M. M. K. Obtendo Resultados com as Relações Públicas. São Paulo: Pioneira. 1997;

MANZATO, A. J. & SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. Departamento de Ciência de Computação e Estatística. Ibilce: Unesp. 2012;

MENAN, M. G. A importância da comunicação interna nas organizações. Londrina. 2009;

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. 2001;

TEIXEIRA, et al. Padronização e melhoria de processos produtivos em empresas de panificação: estudo de múltiplos casos. 2013;

TIBURCIO, J. S. et al. A comunicação Interna como estratégia organizacional. 2014. Disponível em: <http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/2_COMUNICACAO_INTERNA_ESTRATEGIA.pdf> Acesso em: 30 abr. 2018;

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2007;

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Rio de Janeiro: Bookman. 2001.

Published

2019-08-29

How to Cite

Costa, A. R. C. da, & Barreto, M. A. M. (2019). Comunicação eficaz: um estudo de caso de padronização de canal de comunicação / Effective communication: a case study of the standardization of communication channels. Brazilian Journal of Development, 5(8), 13164–13174. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-128

Issue

Section

Original Papers