Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation

Authors

  • Tânia Cristina Mamede Costa
  • Iêda Pinheiro da Silva Oliveira
  • Letícia Machado dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-047

Keywords:

Aprendizagem. Kahoot. Química. Recursos Tecnológicos.

Abstract

A Química como componente curricular do Ensino Médio, pertencente a área de Ciências da Natureza, requer muitas estratégias para a construção do conhecimento, e uma das formas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como aproximar o aluno do cotidiano com o que se aprende nas aulas convencionais, é fazer uso de outros recursos que permitam a contextualização, aproximando a teoria da prática tornando as aulas mais significativas, além de facilitar a aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho, apresenta como objetivos: descrever uma experiência prática, fazendo uso do Kahoot na aula de Química junto as turmas da 1ª série do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec); fazer uso do Kahoot como estratégia motivacional para facilitar a compreensão de alguns conceitos químicos, a exemplo de dos modelos atômicos. O trabalho apresentou evidências de que o uso dos recursos tecnológicos, a exemplo do Kahoot pode estar associado com o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, através do estudo de caso.

References

BAHIA, Projeto Político Pedagógico do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Estado da Bahia. Salvador/BA:SEC/BA. 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC, SEC, 2002.

CARVALHO, L. F. S. Utilização de Dispositivos Móveis na aprendizagem da Matemática no 3º Ciclo. Dissertação de Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Universidade Portucalense. Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. 2015. Disponível em: http://repositorio.uportu.pt/bitstream/11328/1272/1/TMTICE%2011.pdf Acesso em: mar/2019.

D. SANDE; D. SANDE. Uso do kahoot como ferramenta de avaliação e ensino--?aprendizagem no ensino de microbiologia industrial. HOLOS, Ano 34, v. 1, 2018, p. 170-179.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2005.

Melo, R. S.; Neves, B. G.B. (2014). Aplicativos Educacionais Livres para Mobile Learning.

Revista Tecnologias na Educação. Ano 6 - Número/vol.10. em: http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/ Art3-ano6-vol10-julho2014.pdf. Acesso em: junho/2018.

Moreira, M. A. Aprendizagem significativa crítica. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, pp 33-45, com o título original de Aprendizagem significativa subversiva, 2000.

Published

2019-09-09

How to Cite

Costa, T. C. M., Oliveira, I. P. da S., & Santos, L. M. dos. (2019). Uso do aplicativo kahoot: uma ferramenta pedagógica para as aulas de química por intermediação tecnológica / Kahoot application: a pedagogical tool for chemical classes by technological intermediation. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14321–14326. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-047

Issue

Section

Original Papers