O estudo da parábola na forma canônica e como lugar geométrico: sua contribuição para o ensino na engenharia/ Study of the parable in canonic form and place geometric: its contribution to education in engineering

Authors

  • Micheli Cristina Starosky Roloff
  • Mario Lucio Roloff

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-032

Keywords:

Parábola na forma canônica. Lugar geométrico. GeoGebra.

Abstract

Ao longo dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram estudos da parábola na forma canônica e como lugar geométrico. O objetivo deste texto é apresentar algumas das formas como este assunto é tratado nos livros didáticos disponibilizados pelo PNLD 2018. O intuito é despertar no leitor o interesse em avaliar as potencialidades e os desafios ao estudo da parábola na forma canônica e como lugar geométrico no contexto do processo de ensino-aprendizagem. E também incentivar que o estudo seja realizado com o uso de ferramentas tecnológicas, como o software GeoGebra. No final do artigo serão apresentados dois casos de uso onde a forma canônica e o lugar geométrico fazem toda a diferença em situações da engenharia.

References

CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diogo. Quadrante matemática: 1º ano. 1.ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diogo. Quadrante matemática: 1º ano. 1.ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações. Volume 1. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações. Volume 1. 3.ed. São Paulo: Ática, 2016.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar 7: geometria analítica. 8.ed. São Paulo: Atual, 2010.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: ciência e aplicações. Volume 1. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; DEGENSZAJN, David; PÉRIGO, Roberto; ALMEIDA, Nilze de. Matemática: ciência e aplicações. Volume 1. 9.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de matemática elementar 1: conjuntos e funções. 8.ed. São Paulo: Atual, 2010.

LIMA, Elon Lages. Curso do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio - Professor Elon Lages Lima - IMPA – 2001. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rm8L-C7024M. Acesso em: 06 abril 2018.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática para compreender o mundo 1. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática para compreender o mundo 1. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SOUZA, Joamir Roberto de; GARCIA, Jacqueline da Silva Ribeiro. #Contato matemática, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.

SOUZA, Joamir Roberto de; GARCIA, Jacqueline da Silva Ribeiro. #Contato matemática, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.

STEWART, JAMES. Cálculo: Volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

Published

2019-11-04

How to Cite

Roloff, M. C. S., & Roloff, M. L. (2019). O estudo da parábola na forma canônica e como lugar geométrico: sua contribuição para o ensino na engenharia/ Study of the parable in canonic form and place geometric: its contribution to education in engineering. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23060–23075. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-032

Issue

Section

Original Papers