Áreas de inundação da bacia do igarapé belmont na cidade de Porto Velho – Rondônia / Flooded areas of the belmont stream basin in the city of Porto Velho - Rondônia

Authors

  • Salem Leandro Moura dos Santos
  • Eliomar Pereira da Silva Filho
  • Isabel Leonor Iza Echeverria Herrera

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-057

Keywords:

Relevo, Cota altimétrica, Urbanização.

Abstract

As inundações urbanas causam uma série de problemas ambientais e econômicos devido ao uso inapropriado de áreas sujeitas a alagações naturais. O processo de urbanização traz o aumento de superfícies impermeabilizadas (telhados, calçadas e asfaltos), que geram um aumento do fluxo superficial d’água e diminuição de infiltrações e rebaixamento do lençol freático, o que potencializa as inundações. Este estudo teve como objetivo mapear e mensurar as áreas de inundações urbana na Bacia do Igarapé Belmont e diagnosticar suas causas. Através da análise dos modelados de relevo da Bacia do Belmont em escala de 1:25.000, com a base de dados topográfico com curvas de nível da cidade de Porto Velho, em equidistância de 1 metro e imagens de satélites, utilizou-se a técnica de sobreposição para elaboração das área alagáveis. Foram mapeados dois tipos de áreas de inundações em dois tipos de modelados de relevo Denudacional Tabular de muito fraco grau de entalhamento dos vales e de grande dimensão interfluvial - Dt 12 e do modelado Denudacional Tabular de muito fraco grau de entalhamento dos vales e de média dimensão interfluvial - Dt 13, que são classificadas neste estudo como: Áreas de Constantes Alagações que estão próximas dos cursos d’água e de áreas de fundo de vale com dimensões que chegam a 1.130 km² e com cota altimétrica mínima de 82,1 metros e as Áreas Passíveis de Alagações que são áreas naturalmente alagáveis distantes dos cursos d’água, com cota altimétrica inferior a 85 metros e de superfície plana de dimensão menor que 160 km², mas devido ao uso de aterro ou de drenagem pluvial, esses pontos alagam somente quando as áreas de alagações constantes já se encontram saturadas. Verifica-se que em todas essas áreas há uma densidade elevada de moradias, com baixa e elevada infraestrutura pública, não distinguindo áreas de população segregada para habitarem estes tipos de relevos. Constata-se a necessidade de um planejamento corretivo para a ocupação urbana da bacia do igarapé Belmont.

 

 

References

ARAUJO, Gustavo. ALMEIDA, Josimar. GUERRA, Antonio. Gestão Ambiental de Áreas Degradadas. Editora Bertrand. RJ. 2005.

BRASIL, Companhia de Pesquisa em Produção Mineral - CPRM. Livro Texto Explicativo da Carta Geológica Porto Velho 1:100.000. CPRM. Porto Velho, 1990.

CAMPANA, Nestor. TUCCI, Carlos. Predicting Floods from Urban Development Scenarios: Case study of the Dilúvio basin, Porto Alegre, Brazil. In: Urban Water, Oxford Vol. 3 n.2 p.113-124. 2001.

PORTO VELHO, Secretária Municipal de Planejamento – SEMPLA. Base Topográfica de Porto Velho. Porto Velho, 2000.

RAMOS, Catarina. Perigos Naturais Devidos a Causas Meteorológicas: o caso das cheias e inundações. Revista Engineering and Tecnology Journal. Vol. 04. Universidade Lusófona do Porto. Porto – Portugal. 2013.

RONDÔNIA, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM.

Boletim Climatológico de Rondônia. Porto Velho. 2004.

SANTOS, Salem. Mapeamento Geomorfológico e Geoambiental da Bacia do Igarapé Belmont – Porto Velho – Rondônia. Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Dissertação de Mestrado. Porto Velho, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=214790

SANTOS, Salem. DELLA-JUSTINA, Eloiza. FERREIRA, Maria. Mapeamento Geomorfológico da Bacia do Igarapé Belmont – Porto Velho – Rondônia. Revista Brasileira de Geomorfologia. Vol. 13, N° 3, 2012.

SHUELER, Thomas. Controlling Urban Runoff (a pratical manual for planning and desgning urban). Washing DC. 1987. Acessível em: books.google.com.br/books?id=wrePQgAACAAJ.

Published

2019-11-06

How to Cite

Santos, S. L. M. dos, Filho, E. P. da S., & Herrera, I. L. I. E. (2019). Áreas de inundação da bacia do igarapé belmont na cidade de Porto Velho – Rondônia / Flooded areas of the belmont stream basin in the city of Porto Velho - Rondônia. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23426–23439. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-057

Issue

Section

Original Papers