Integração das práticas escolares relacionadas a educação ambiental e a formação de professores: revisão de literatura/ Integration of school practices related to environmental education and teacher education: literature review

Authors

  • Fabricya Jeremias Silveira
  • Anna Rebeka Oliveira Ferreira
  • Marcio Fraiberg

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-067

Keywords:

Educação Ambiental. Práticas Educativas. Formação de Professores.

Abstract

O ensino de ciências desde a mais tenra idade é fundamental para a construção do sujeito. Quando relacionado a educação ambiental, são levados a refletir a respeito de seu papel na sociedade e a importância do cuidado com o meio ambiente. Através disso, têm-se como objetivo geral da pesquisa verificar os benefícios de práticas educativas relacionadas a temas ambientais. Buscou-se também alguns exemplos de práticas já estabelecidas, além de verificar qual a importância de professores qualificados ao realizá-las e os maiores desafios encontrados por eles. Para tanto, uma pesquisa qualitativa foi realizada, através de artigos publicados entre os anos de 2013 a 2018, disponíveis nas bases de dados CAPES e SCIELO. Ademais, utilizou-se documentos nacionais como DCNEA (2012), PCN (1997) e RCNEI (1998). Verificou-se que práticas educativas escolares, principalmente relacionadas à tal temática, são essenciais para a racionalização ambiental no sujeito, contudo, precisam ter total relação com a vivência dos alunos e permitir que seus conhecimentos sejam instigados e concretizados. Verificou-se que muitos professores encontram dificuldade e insegurança quando relacionado ao tema, realizando atividades descontextualizadas e até disciplinares. Por isso, torna-se necessário que estes mantenham-se constante formação, pois lidam diretamente com o processo de humanização do pensamento, sendo desenvolvido através da mediação. Conclui-se, portanto, que novos estudos precisam ser realizados, verificando novas práticas para ensinos ambientais, bem como métodos para que a dicotomia ainda existente entre teoria e prática seja exceptuada.

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Published

2019-11-07

How to Cite

Silveira, F. J., Ferreira, A. R. O., & Fraiberg, M. (2019). Integração das práticas escolares relacionadas a educação ambiental e a formação de professores: revisão de literatura/ Integration of school practices related to environmental education and teacher education: literature review. Brazilian Journal of Development, 5(11), 23599–23614. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-067

Issue

Section

Original Papers