Uma possível abordagem acerca do processo de construção da identidade nacional inglesa a partir da peça shakespeariana love’s labour’s lost / A possible approach to the english national identity building process from shakespearian love's labors lost

Authors

  • Cinthya Luciano Loureiro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-138

Keywords:

William Shakespeare, identidade nacional, Renascimento, Reforma Protestante.

Abstract

A presente comunicação objetiva estabelecer um diálogo entre a abordagem teórica endossada por autores como Ernest Gellner, Ernest Renan e Benedict Anderson acerca do processo de formação da identidade nacional e a peça de teatro escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) intitulada Love’s Labour’s Lost. Estes autores citados atribuem papel crucial à língua vernácula e a eventos históricos como a Reforma Protestante e o Renascimento Cultural no processo de formação de identidade. Tendo em vista que William Shakespeare viveu no contexto da Inglaterra que sofria as consequências desses eventos, se faz interessante acessar uma de suas obras, como é o caso da comédia Love’s Labour’s Lost, partindo do princípio que a fonte literária é também uma fonte histórica, no intuito de problematizar, por exemplo, as ironias presentes na obra com relação ao uso do latim, que na Inglaterra do século XVI começava a perder vagarosamente seu prestígio e cair em desuso. Dessa forma é possível entender como a literatura inglesa absorveu os eventos da Reforma e do Renascimento Cultural.

 

 

References

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

GELLNER, Ernest. O advento do nacionalismo e sua interpretação: os mitos da nação e da classe. In: BALAKRISHNAN, Gopal (Org.). Um mapa da questão nacional. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000, p. 107- 154.

GREENBLATT, Stephen. Renaissance self-fashioning: from More to Shakespeare. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

HELIODORA, Bárbara. Caminhos do Teatro Ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HELIODORA, Bárbara (Trad.). William Shakespeare: Teatro Completo. Editora Nova Aguilar, 2016, v.2.

KRISTELLER, P.O. El Pensamiento Renacentista y Las Artes: colección de ensayos. Madrid: Taurus Ediciones, 1980.

RENAN, Ernest. “Que é uma nação?” . Tradução de Samuel Titan Jr. Plural, Sociologia, USP, São Paulo, 4: 154-175.

SKINNER, Quentin[a]. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SKINNER, Quentin[b]. Afterword: Shakespeare and humanist culture. In: ARMITAGE, David; CONDREN, Conal; FITZMAURICE, Andrew (Org.) Shakespeare and Early Modern Political Thought. New York: Cambridge University Press, 2009.

WOUDHUYSEN, H.R. (Ed.) Loves’s Labour’s Lost. New York: Bloomsbury Arden Shakespeare, 2014.

Published

2019-11-13

How to Cite

Loureiro, C. L. (2019). Uma possível abordagem acerca do processo de construção da identidade nacional inglesa a partir da peça shakespeariana love’s labour’s lost / A possible approach to the english national identity building process from shakespearian love’s labors lost. Brazilian Journal of Development, 5(11), 24578–24587. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-138

Issue

Section

Original Papers