Design de calçados: uma aplicação para o desenvolvimento motor infantile / Shoe design: an application for child motor skills development

Authors

  • Clara de Melo Trindade Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lia Paletta Benatti

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-159

Keywords:

design de calçados, desenvolvimento infantil, calçado infantil.

Abstract

O presente relatório propõe como objetivo a concepção de um calçado que possa estimular o desenvolvimento motor refinado da criança e auxiliá-la na prática da atividade em foco, processo importante para o desenvolvimento, por envolver suas habilidades motoras, percepção visual, memorização sequencial, noção de espaço e tempo. A primeira etapa do protótipo passou por compreender o que compõe a atividade em estudo para pontuar em quais componentes do calçado seria possível a implementação de um facilitador para realização da tarefa, testando os componentes do tênis. Já a segunda etapa do projeto, consistiu na confecção de moldes para transformá-los em protótipos funcionais, tendo como validação final a pesquisa de campo com crianças para analisar se a proposta está de acordo com os objetivos do projeto. Por fim, a transformação do protótipo final em um tênis, originando o produto dentro dos processos produtivos existentes na cadeia calçadista.

 

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE. O que é Psicomotricidade. Disponível na internet em http em: < http://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/>. Acesso em 15 de abr. 2016.

CHOKLAT, Aki. Design de sapatos. São Paulo: Editora Senac, 2012.

FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 78 p. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

LIGER, Ilce. Modelagem de calçados: técnicas e passo a passo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.

MAGILL, Richard A. Motor learning and control: concepts and applications. McGraw-Hill Education, 2009.

PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.

PHILLIPS, Peter. Briefing: a gestão do projeto de produto. São Paulo: Blucher, 2007.

Published

2019-11-14

How to Cite

Trindade, C. de M., & Benatti, L. P. (2019). Design de calçados: uma aplicação para o desenvolvimento motor infantile / Shoe design: an application for child motor skills development. Brazilian Journal of Development, 5(11), 24794–24804. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-159

Issue

Section

Original Papers