Educação e gestão ambiental no desenvolvimento sustentável na mineração de ferro: aproveitamento de rejeitos para obtenção de materiais cerâmicos / Education and environmental management in sustainable development in iron mining: taking waste for ceramic materials

Authors

  • Daniel Costa Martins Seabra
  • Emille Carvalho do Espírito Santo
  • Gabriel da Cruz Oliveira
  • Ingrid Moreira Reis
  • Brenda Thayssa Figueira Daniel
  • Daniel José Lima de Sousa
  • Disterfano Lima Martins Barbosa
  • Alacid do Socorro Siqueira Neves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-266

Keywords:

Conservação do ambiente, Materiais cerâmicos alternativos, Aprendizado educacional

Abstract

Com o advento da mineração as diversas formas de obter materiais para suprir necessidades vem ampliando-se, pois, a economia se intensificou com a inserção de novos materiais no ramo industrial. Sendo assim, o aproveitamento a partir dos rejeitos de minério de ferro para obtenção de materiais cerâmicos é uma forma de balancear a economia com o desenvolvimento sustentável para se ter a conservação do ambiente, visando reduzir a quantidade de rejeitos nas bacias. Visto que, o estudo químico propicia ferramentas de como pode ser possível adquirir esses materiais a partir de análises que mostram a viabilidade desse processo, levando em consideração práticas desenvolvidas a outros tipos de materiais e que se incorporadas a este estudo poderá alavancar uma outra solução capaz de alcançar o benefício sustentável das empresas, como a redução do acumulo de resíduos nas bacias, dando um outro destino apropriado. Este trabalho tem como foco a obtenção de materiais cerâmicos alternativos, levando em consideração um aprendizado educacional e gestão ambiental como forma de comparação desse processo os estudos com base em alguns autores, por demonstrarem a estreita relação e afinidade de geração de novos produtos que sejam sustentáveis. Além disso, demonstram a praticidade como forma de beneficiamento para problemáticas sociais e ambientais, uma vez que experiências e aplicações já feitas a partir desse rejeito mostram resultados satisfatórios quanto a produção de materiais cerâmicos, como no caso da empresa Samarco que ao longo dos anos vem realizando estudos sobre a viabilidade do aproveitamento desse rejeito de minério como forma de estimular a economia através de uma produção sustentável. A vista disso, estudos realizados em prol do desenvolvimento sustentável, mostram que é possível almejar-se questões positivas tanto no cenário econômico quanto no social, propiciando incentivos para pesquisas e investimentos em projetos que busquem pela melhoria do cenário ambiental que está sendo vivenciado no cotidiano, evitando assim, possíveis desastres com barragens. 

References

ALCÂNTARA, Larissa Azambuja; SILVA, Maria Clara Araujo; NISHIJIMA, Toshio. Educação ambiental e os sistemas de gestão ambiental no desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET/UFSM, Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 734 - 740, 2012. Disponível em:

. Acesso em: 18 mar. 2019.

FERREIRA, Juliene Barbosa; BOTELHO, Marisa dos Reis A. Comportamento Estratégico: uma análise para o APL cerâmico de Ituiutaba – MG. In: Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro,

Anais eletrônicos [...]. disponível em:

<http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_ESO1846.pdf>. Acesso em: 31 maio 2019.

GODINHO, Henrique Araújo et al. Redução no impacto ambiental na produção de cerâmicas, implicações e análise de investimentos. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental - REGET/UFSM, Santa Maria, v. 19, n. 3, p. 112 - 123, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/16054/pdf_1>. Acesso em: 18 mar. 2019.

PARIZOTTO, José Antônio. Gerenciamento ambiental nas empresas de mineração. 1995. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Instituto de Geociências, Pós-Graduação em Geociências Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo, 1995. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2019.

RODRIGUES, Viviane Freitas Araújo; RODRIGUES, Joabe Cerqueira; NUNES, Virgínia de

Jesus. Gestão ambiental em mineradora – feira de Santana. In: CONGRESSO BRASILEIRO

DE GESTÃO AMBIENTAL, 4., Salvador/BA, 2013. Anais eletrônicos [...]. Disponível em:

. Acesso em: 19 mar. 2019.

SARQUIS, Aléssio Bessa et al. Diagnóstico de gestão ambiental no setor de cerâmica vermelha.

Revista Eletrônica de Administração e Turismo – REAT, v. 12, n. 6, p. 1542 – 1562, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/13055/8574>.

Acesso em: 19 mar. 2019.

SAMARCO. Aproveitamento de rejeitos. Disponível em:

<https://www.samarco.com/aproveitamento-de-rejeitos/>. Acesso em: 23 mar. 2019.

SILVA, Márcia Regina da; PESSOA, Zoraide Souza. Educação como instrumento de gestão ambiental numa perspectiva transdisciplinar. Disponível em: .

Acesso em: 15 mar. 2019.

Published

2019-11-23

How to Cite

Martins Seabra, D. C., do Espírito Santo, E. C., Oliveira, G. da C., Reis, I. M., Figueira Daniel, B. T., Lima de Sousa, D. J., Martins Barbosa, D. L., & Siqueira Neves, A. do S. (2019). Educação e gestão ambiental no desenvolvimento sustentável na mineração de ferro: aproveitamento de rejeitos para obtenção de materiais cerâmicos / Education and environmental management in sustainable development in iron mining: taking waste for ceramic materials. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26323–26331. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-266

Issue

Section

Original Papers