A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal

Authors

  • Raimunda Fernandes da Silva Souza
  • Diógenes José Gusmão

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-279

Keywords:

Educação inclusiva, Necessidades educacionais especiais, Prática pedagógica, Educação infantil

Abstract

Este artigo tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como uma amostra educacional ratificada por políticas públicas, contudo ainda distante da realidade escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1986 e a Declaração de Salamanca despertaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. Para que de fato haja uma educação inclusiva é essencial que os professores busquem capacitações, aperfeiçoamento e formação continuada, objetivando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Diante disto, a metodologia utilizada foi bibliográfica e qualitativa, por via, percebendo a importância da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais e as leis que garantem a sua efetiva participação no ensino regular, compondo com que as escolas busquem novos paradigmas e apoiemos professores no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma, valorizando um ensino no qual leve em conta as diferenças de cada um

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Published

2019-11-25

How to Cite

Souza, R. F. da S., & Gusmão, D. J. (2019). A educação inclusiva na educação infantil: diferente é ser igual / Inclusive education in child education: different is being equal. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26472–26482. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-279

Issue

Section

Original Papers