O agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I / The smart agent as a potential for understanding the social space dynamics: an experience with elementary education I
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-296Keywords:
Agente Inteligente, Prática Pedagógica, Dinâmicas Socioespaciais.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o Agente Inteligente como potencial para o
entendimento das dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução viabiliza o aluno conversar
com o amigo virtual, possibilitando responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico,
sendo uma forma alternativa de tutoria. As intervenções foram realizadas em práticas
pedagógicas, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para
uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora. O projeto faz parte do grupo de pesquisa
GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório
Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e
educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e
processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a
Pesquisa Colaborativa Aplicada, valorizando os processos participativos, incentivando a
construção coletiva promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo,Brasiliense,
REZENDE, A. L. A. ; SILVA, I. B. ; HETKOWISKI, T. M. ; Lucas, N.F.M. . K-ágora para
além do bits e bytes: do entendimento do espaço ao letramento citadino junto aos alunos
da rede pública da cidade de Salvador. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação
CONNEPI, 2016, Alagoas. K-ágora para além do bits e bytes: do entendimento do espaço ao
letramento citadino junto aos alunos da rede pública da cidade de Salvador, 2016.
RICH, Elaine, KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial. 2. Ed. São Paulo: Makron, 1994. 722p.
RUSSELL, Stuart J. Inteligência Artificial: tradução da segunda edição. Rio de Janeiro:
Editora Elsevier, 2004.