O agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I / The smart agent as a potential for understanding the social space dynamics: an experience with elementary education I

Authors

  • Alessandro Silva Jesus
  • Alessandro Silva Jesus
  • André Luiz Andrade Rezende
  • André Luiz Andrade Rezende
  • André Luiz Souza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-296

Keywords:

Agente Inteligente, Prática Pedagógica, Dinâmicas Socioespaciais.

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o Agente Inteligente como potencial para o

entendimento das dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução viabiliza o aluno conversar

com o amigo virtual, possibilitando responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico,

sendo uma forma alternativa de tutoria. As intervenções foram realizadas em práticas

pedagógicas, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para

uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora. O projeto faz parte do grupo de pesquisa

GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório

Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e

educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e

processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a

Pesquisa Colaborativa Aplicada, valorizando os processos participativos, incentivando a

construção coletiva promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo,Brasiliense,

REZENDE, A. L. A. ; SILVA, I. B. ; HETKOWISKI, T. M. ; Lucas, N.F.M. . K-ágora para

além do bits e bytes: do entendimento do espaço ao letramento citadino junto aos alunos

da rede pública da cidade de Salvador. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

CONNEPI, 2016, Alagoas. K-ágora para além do bits e bytes: do entendimento do espaço ao

letramento citadino junto aos alunos da rede pública da cidade de Salvador, 2016.

RICH, Elaine, KNIGHT, Kevin. Inteligência artificial. 2. Ed. São Paulo: Makron, 1994. 722p.

RUSSELL, Stuart J. Inteligência Artificial: tradução da segunda edição. Rio de Janeiro:

Editora Elsevier, 2004.

Published

2019-11-26

How to Cite

Jesus, A. S., Jesus, A. S., Rezende, A. L. A., Rezende, A. L. A., & Silva, A. L. S. da. (2019). O agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I / The smart agent as a potential for understanding the social space dynamics: an experience with elementary education I. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26695–26670. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-296

Issue

Section

Original Papers