Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de períodicos da CAPES/CAFE/ Science, technology and society and the teaching of chemistry: national overview of academic conceptions

Authors

  • Barbara Lethicya Silva Sousa
  • Cicero Wellington Brito Bezerra
  • Jackson Ronie Sa Silva
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede
  • Leonardo Baltazar Cantanhede

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-335

Keywords:

Ensino de Química, Relações CTS/CTSA, Levantamento Bibliográfico.

Abstract

As investigações e discussões que indicam a necessidade de estruturar um novo olhar sobre as questões pertinentes a Ciência, Tecnologia e Sociedade, não é algo recente. O movimento que remete as relações CTS, surgiu no século passado, mediante a insatisfação da sociedade com os impactos resultantes da segunda guerra mundial e o uso intensificado da Ciência e Tecnologia. Logo, a pesquisa aqui apresentada, intenciona discorrer sobre algumas contribuições referentes as relações CTS/CTSA e o ensino de Química, partindo da análise de artigos acadêmicos disponíveis no portal de periódicos da Capes-Cafe. A metodologia utilizada é do tipo qualitativo e assume o caráter bibliográfico. Assim, buscamos explorar através do levantamento bibliográfico, características relevantes das pesquisas que associam o ensino de Química e a abordagem CTS/CTSA. Para isto, utilizamos como objeto de análise os artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes/Cafe (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES), da seção revisados por pares, no intervalo de 2003 a 2017. A investigação contou com elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizando a categorização: relações CTS e o ensino de Química. No contexto da caracterização e análise dos artigos selecionados identificamos 25 trabalhos que expressam as relações estabelecidas entre o movimento CTS/CTSA e o ensino de Química e os desafios ainda presentes na inserção do enfoque CTS/CTSA nos ambientes de sala de aula.

 

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Published

2019-11-28

How to Cite

Sousa, B. L. S., Bezerra, C. W. B., Silva, J. R. S., Cantanhede, S. C. da S., & Cantanhede, L. B. (2019). Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de períodicos da CAPES/CAFE/ Science, technology and society and the teaching of chemistry: national overview of academic conceptions. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27267–27283. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-335

Issue

Section

Original Papers