A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil / The relationship between school and vocational and professional orientation: an approach between the life project, social representations and the student habitus

Authors

  • Klever Corrente Silva
  • Olgamir Francisco de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359

Keywords:

Orientação Vocacional e Profissional, Escola, Representações Sociais, Habitus, Projeto de Vida.

Abstract

O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.

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Published

2019-11-29

How to Cite

Silva, K. C., & Carvalho, O. F. de. (2019). A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional: uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil / The relationship between school and vocational and professional orientation: an approach between the life project, social representations and the student habitus. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27602–27612. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359

Issue

Section

Original Papers