A influência do composto mercadológico na eficiência de unidades tomadoras de decisão / The influence of the marketing mix in the efficiency of decision making units

Authors

  • Claudelino Martins Dias Junior
  • Rodrigo Speckhahn Soares da Silva
  • Ercules Costa
  • Gueibi Peres Souza
  • Letícia Cunico

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-366

Keywords:

composto mercadológico, eficiência, DEA, índice de Malmquist, DMUs.

Abstract

Composto mercadológico ou 4P’s (preço, praça, promoção e produto) é a forma pela qual as estratégias empresariais são operacionalizadas. Sendo os 4P’s elementos de interferência no desempenho organizacional, tem-se em conta que esses elementos condicionam Unidades Tomadoras de Decisão (UTDs/DMUs). Para tanto, o objetivo deste estudo é verificar o quanto as eficiências de empresas simuladas, tidas como DMUs guardam relação com suas decisões de investimentos nos elementos formadores do composto mercadológico. A DEA (Data Envelopment Analysis) é a metodologia utilizada para mensurar a eficiência de cada DMU, através de uma modelagem orientada a saídas (BCC - Banker, Charnes e Cooper), sendo estabelecidas como variáveis de entrada os 4P’s e como variável de saída o Patrimônio Líquido de 5 (cinco) DMU’s da amostra de 8 (oito) empresas simuladas. Ademais, são calculados índices de produtividade tendo-se em conta o quanto esses são condicionados por alterações tecnológicas e alterações na eficiência. Os resultados obtidos sugerem que existe um forte grau de correlação entre a evolução do patrimônio líquido e os investimentos nos 4P’s, no entanto, maiores níveis eficiência não sugerem melhores desempenhos econômicos para as DMUs da amostra estudada.

References

BELLONI, J. A. (2000). Uma metodologia de avaliação da eficiência produtiva de universidades federais brasileiras. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, SC.

CHARNES, A., COOPER, W. W., & RHODES, E. (1978). Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research 2(6), 429–444.

COOPER, W. W., SEIFORD, L. M., & TONE, K. (2007). Data Envelopment Analysis: A comprehensive text with models, applications, references and DEA-solver software (2ª ed). New York, EUA: Springer.

DYSON, R. G. et al. (2001). Pitfalls and protocols in DEA. European Journal of Operational Research, 132(2), 245–259.

ESTEVEZ, M., SUÁREZ, M. M. (2016). Cálculo del ROI de marketing en modelos de marketing mix, del ROMI, al valor creado del marketing para los accionistas EVAM. Universia Business Review (No. 51), 34–51.

FÄRE, R. et al. (1994). Productivity developments in swedish hospitals: A Malmquist output index approach. In CHANERS, A. et al. Data envelopment analysis: Theory, methodology, and applications. New York, EUA: Springer Netherlands, pp. 253-272.

FORRESTER, J. W. (1968). Industrial Dynamics - After the First Decade. Management Science, 14(7), 398–415.

GHERASIM, T. (2011). An approach of the product view through the perspective of the marketing mix. Economy Transdisciplinarity Cognition, 14(1), 402–409.

GIACOMELLO, C. P., DE OLIVEIRA, R. L. (2014). Análise envoltória de dados (DEA): Uma proposta para avaliação de desempenho de unidades acadêmicas de uma universidade. GUAL - Revista Gestão Universitária na América Latina, 7(2), p. 130.

GOMES, L. D. C., KLIEMANN NETO, F. J. (2015). Métodos colaborativos na gestão de cadeias de suprimentos: Desafios de implementação. Revista de Administração de Empresas, 55(5), 563–577.

JUBRAN, A. J. (2006). Modelo de análise de eficiência na administração pública?: Estudo aplicado às prefeituras brasileiras. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

KASSAI, S. (2002). Utilização da análise por envoltória de dados (DEA) na análise de demonstrações contábeis. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

KETCHEN, D. J., HULT, G. T. M. (2007). Bridging organization theory and supply chain management: The case of best value supply chains. Journal of Operations Management, 25(2), 573–580.

KOTLER, P. (2000). Administração de Marketing: A edição do novo milênio (10ª ed.). São Paulo, SP: Prentice Hall.

MADHANI, P. M. (2010). SCM and marketing management: Mutual integration. SCMS Journal of Indian Management (pp. 16–25).

MONTGOMERY, C. A., PORTER, M. E. (1998). Estratégia: A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro, RJ: Campus.

OKONGWU, U. et al. (2016). Impact of the integration of tactical supply chain planning determinants on performance. Journal of Manufacturing Systems (Vol. 38), 181–194.

OLIVEIRA, M. G., TOALDO, A. M. M. (2015). New times, new strategies: Proposal for an additional dimension to the 4 P’S for E-commerce dot-com. Journal of Information Systems and Technology Management, 12(1), 107–124.

SAUNDERS, M., LEWIS, P., & THORNHILL, A. (2009). Research Methods for Business Students (5ª ed.). Harlow, UK: Pearson Education.

SCHULTZ, D. E., DEV, C. (2012). Revisiting the marketing mix. Marketing Management, 21(2), 45–47.

SINGH, R. K., SHARMA M. K. (2015). Selecting competitive supply chain using fuzzy AHP and extent analysis, Journal of Industrial and Production Engineering, 31(8), 524–538.

SELLITTO, M. A. et al. (2015). A SCOR-based model for supply chain performance measurement: application in the footwear industry. International Journal of Production Research, 53(16), 4917–4926.

VAN WATERSCHOOT, W., VAN DEN BULTE, C. (1992). The classification of the revisited marketing mix. Journal of Marketing, 56(4), 83–93.

VINODH, S. et al. (2013). Design of agile supply chain assessment model and its case study in an indian automotive components manufacturing organization. Journal of Manufacturing Systems, 32(4), 620–631.

Published

2019-11-29

How to Cite

Junior, C. M. D., Silva, R. S. S. da, Costa, E., Souza, G. P., & Cunico, L. (2019). A influência do composto mercadológico na eficiência de unidades tomadoras de decisão / The influence of the marketing mix in the efficiency of decision making units. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27688–27706. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-366

Issue

Section

Original Papers