Desenvolvimento de um motor eletromagnético radial / Development of an electromagnetic radial engine

Authors

  • Gabriel Gonçalves Pessoa De Castro
  • Alan Rodrigo de Souza
  • Rubens Molina Loures do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-371

Keywords:

eletromagnetismo, solenoide, radial, sustentável

Abstract

As mudanças climáticas fazem com que o assunto desenvolvimento sustentável e o uso de fontes renováveis se tornem cada vez mais importante no progresso da nossa sociedade. A elaboração de um motor radial movido por solenoide que possua como principal fonte a eletricidade é apresentado como uma forma alternativa de se utilizar uma fonte limpa, renovável, que não emita gases poluentes na atmosfera e que reduza os custos já que, o combustível tem se tornado cada vez mais caro no Brasil. Devido ao início de uma nova revolução industrial denominada indústria 4.0, pode se observar que o assunto preservação ambiental e uso de fontes limpas tem sido os principais temas, devido a grande maioria dos combustíveis utilizados não serem de fonte renováveis. A junção de diversos fatores vem tornado estudos como esses de grande importância social, o que ultimamente vem sendo tema de artigos e pesquisas em diversas empresas mostrando que a transição de veículos movidos a combustão por veículos elétricos se tornará gradativamente parte da nossa realidade simplesmente por não emitirem gases tóxicos ao nosso ambiente.

 

 

References

REFERÊNCIAS

ALVES, M. I. (2011). FONTES DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E OS DESAFIOS PARA A CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA . UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ .

ALVES, A. F. C. (2014). Os Motores em Engenharia Mecânica Motores invulgares. Faculdade de Engenharia Universidade do Porto.

HALLIDAY, D., RESNICK, R., & WALKER, J. (2009). Fundamentos de Fisica vol4. Rio de Janeiro: LTC.

JULIANI, A. D. (2007). Análise do Campo Magnético de um Motor de Imã Permanente no Rotor Utilizando o Método dos Elementos Finitos.

Landgraf, F. J. (2016). Propriedades Magnéticas de Aços para fins Elétricos.

MSQUITA, R. C. (1990). CÁLCULO DE CAMPOS ELETROMAGNETICOS TRIDIMENSIONAIS UTILIZANDO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA .

MUSSOI, P. F. (2007). Fundamentos de eletromagnetismo. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA.

NOCE, T. (2009). Estudo do funcionamento de veiculos eletricos e contribuições aos seus funcionamentos. 124.

RODRIGUES, D. M. (2017). Análise da aplicação de diferentes motores em sistemas de propulsão de Veículos Elétricos . PUC-RJ.

SILVA, G. R. (2010). CARACTERIZAÇÃO MAGNÉTICA DE AÇO COM A SUPERFÍCIE.

GOMEZ, JUAN, SOUZA, ADRIANA E ARRUDA, FABIANA. ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS DOS VEÍCULOS DE COMBUSTÃO INTERNA E VEÍCULOS ELÉTRICOS: ESTUDO DE CASO DOS CORREIOS. Brasília : UNB, Novembro, 2015

NETO, MAURO SPERANZA. MODELAGEM DE VEÍCULOS TERRESTRES COM MOTORES ELÉTRICOS. Sistemas Eletromecânicos. Rio de Janeiro : PUC-RIO, Abril, 2015.

WEG. MOTORES ELÉTRICOS GUIA DE ESPECIFICAÇÃO. Jaraguá do Sul : s.n., Novembro, 2016.

VELLOSO, J. P. R. et al. Estratégias de implantação do carro elétrico no Brasil. Rio de Janeiro: INAE, 2010.

TACON, K. M. Tendências da indústria automobilística para produção de veículos que utilizam fontes energéticas alternativas. Rio de Janeiro: 1999.

Published

2019-11-29

How to Cite

Castro, G. G. P. D., Souza, A. R. de, & Nascimento, R. M. L. do. (2019). Desenvolvimento de um motor eletromagnético radial / Development of an electromagnetic radial engine. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27759–27769. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-371

Issue

Section

Original Papers