Desenvolvimento de um motor stirling movido a energia solar como fonte geradora de eletricidade / Development of a solar powered stirling engine as a source of electricity

Authors

  • Gabriel Gonçalves Pessoa De Castro
  • Tainara De Jesus Silva
  • Cícero Castro da Fontoura
  • Jhonis Ferreira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-5034

Keywords:

Energia Solar, Energia Limpa, Motor Stirling, Sustentabilidade.

Abstract

Atualmente a preocupação com a sustentabilidade e com o bem-estar dos seres viventes do nosso planeta, vários estudos e pesquisas vem sendo realizado para que aconteça um aproveitamento mais eficiente dos nossos recursos naturais, com o foco nas fontes renováveis. O motor stirling já existe a bastante tempo, porém está voltado a ser estudado, o interesse principal no motor é ser uma boa opção para a geração de energia limpa e sustentável, uma vez que estamos vivendo uma crise energética devido o avanço das tecnologias e a chegada das industrias 4.0, e também uma grande escassez de recursos naturais. Esse projeto visa a construção do motor stirling gama juntamente com um coletor solar, acoplado a um gerador para armazenar a energia gerada, que ocorre pelo aquecimento do cilindro através dos raios solares e assim, movimenta o pistão gerando energia mecânica e essa energia é transformada em eletricidade. De início será mostrado o princípio de funcionamento, o ciclo termodinâmico e o tipo de motor utilizado e outros conhecimentos necessários para a construção do motor. E por fim, os resultados obtidos tragos ao nosso dia a dia, pois é a ideia de o projeto trazer qualidade de vida as pessoas que moram em lugares afastados e não tem acesso à energia elétrica.

 

References

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas da Energia Elétrica do Brasil. Brasília – DF, 2005. 2ª Edição.

ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Geração Distribuída Solar Fotovoltaica. Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico – ENASE. Rio de Janeiro, 2016.

BANDEIRA, F. P. M. O aproveitamento da energia solar no Brasil – situação e perspectivas. Brasília. Câmara dos Deputados. 2012.

BARROS, R. W. Avaliação Teórica e Experimental do Motor Stirling modelo 161, Operando com Diferentes Combustíveis. Itajubá, 2005. 143 p. Dissertação (Mestrado em Conversão de Energia) – Instituto de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá. 2005.

CULLEN, B. The Combined Otto and Stirling Cycle Prime-Mover-Based PowerPlant. Dublin Institute of Technology, 2011.

CRUZ, V. Desenvolvimento experimental de um motor Stirling tipo gama. Universidade Federal da Paraíba, 2012.

ENERGIA HELIOTÉRMICA. O que é energia heliotérmica?, 2015. Disponível em <http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/energia-heliotermica/o-que-e-energia-heliotermica>. Acesso em 19 mai. 2019.

HIRATA K. Schmidt Theory for Stirling Engines. National Maritime Research Institute (NMRI). 1997.

KALOGIROU, S. A. Solar Energy Engineering: Processes and Systems. California: Academic Press, 2009.Ed. 1st.

MELLO, M. G. Biomassa Energia dos Trópicos em Minas Gerais. Belo Horizonte: LabMídia/FAFICH, 2001.

ROXO, L. B. Geração de energia elétrica com coletor solar e motor Stirling. 2007. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Engenharia Mecânica – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

IEA - International Energy Agency. Snapshot of global photovoltaic markets. Mary Brunisholz, IEA PVPS, 2016.

FINKELSTEIN, T., ORGAN, A. J.; Air Engines. New York: ASME, 2001. p.261.

Published

2019-12-02

How to Cite

Castro, G. G. P. D., Silva, T. D. J., Fontoura, C. C. da, & Costa, J. F. da. (2019). Desenvolvimento de um motor stirling movido a energia solar como fonte geradora de eletricidade / Development of a solar powered stirling engine as a source of electricity. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27918–27930. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-5034

Issue

Section

Original Papers