Oportunizando a sustentabilidade e a saúde através de trilhas ecológicas orientadas – relato de experiência/ Opportunizing sustainability and health through oriented ecological tracks - experience report

Authors

  • Cisnara Pires Amaral
  • Ricardo Cancian
  • Nathalia Quaiatto Felix
  • Vander Stepanchevisky Machado
  • Michel Pimentel Lopes
  • Nathana Pizollato Minuzzi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-391

Keywords:

Sustentabilidade. Responsabilidade pessoal. Trilhas orientadas.

Abstract

O presente trabalho é fruto de um projeto de extensão “Meio Ambiente, Saúde & Sustentabilidade”, realizado por acadêmicos voluntários do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/ Santiago em parceria com a 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada (CiaCom). Tem como objetivo garantir que a aprendizagem ocorra em espaços não formais, identificando a responsabilidade pessoal na manutenção do equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente, construindo valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes a partir de atividades de pesquisa desenvolvidas no local. Como é um projeto de extensão não teve avaliação do Comitê de Ética devido a sua ampla ação social, já recebeu 200 discentes de escolas da cidade e região. Durante a atividade os acadêmicos fazem a explanação sobre as espécies existentes na área preservada, realizam  trilha orientada, coletam água dos açudes, produzem lâminas de microscopia para observações de espécies, identificam a importância do consumo de água potável, distribuem repelentes produzido pelo grupo com a planta citronela. Conclui-se que as trilhas proporcionam aprendizado, contato com a natureza. aguçam a curiosidade, facilitam a compreensão sobre a necessidade da preservação das espécies, utilizando a Educação Ambiental como ferramenta de avaliação entre ações presentes e suas consequências futuras.

 

References

CAMPOS, R. F.; VASCONCESLOS, F. C. W.; FÊLIZ, L. A. G. A Importância da Caracterização dos Visitantes nas Ações de Ecoturismo e Educação Ambiental do Parque Nacional da Serra do Cipó/MG. Revista Turismo em Análise. São Paulo. v. 22. n. 2.p. 397-427,2011.

CAMPOS, R.F.; FILLETO, F. Análise do perfil, da percepção ambiental e da qualidade da experiência dos visitantes da Serra do Cipó (MG). Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo. v. 4. n.1. p. 69-94, 2011.

COSTA, M.M.S. et al. Proposta de trilha ecológica como atrativo ecoturístico na área de proteção ambiental da barra do Rio Mamanguape – PB. Revista Turismo: estudos e práticas. Mossoró, v.1, p.104-117, 2012.

COSTA, V.C. Proposta de manejo e planejamento ambiental de trilhas ecoturísticas: um estudo no Maciço da Pedra Branca - município do Rio de Janeiro (RJ). 2006. 325f. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

EISENLOHR, P.V., MELO, M.M.R.F., SILVA, M.R., SCHMAL, P., FERREIRA_JUNIOR, W.G., DIAS, A.S.; SILVA, A.F. 2011. Floristic variations in a woody plant community along a trail in a Semideciduous Seasonal Forest. São Paulo. v.38, n.1, p.61-71, 2011.

FONSECA-FILHO, R.E., VARAJÃO, A.F.D.C.; FIGUEIREDO, M.A. Qualidade do solo como um atributo para uma metodologia de manejo de trilhas do Parque Nacional da Serra do Cipó (MG). Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo. v 4, n.4. p. 508, 2011.

MELLO, N. A. Práticas de Educação Ambiental em Trilhas Ecológicas. Publicação de divulgação do Curso de Ciências Biológicas. UNISC. Santa Cruz do Sul. 2006.

PILLAR, V.P.; MULLER, S.C.; CASTILHOS, Z.M.S.; JACQUES, A.V.A. Campos Sulinos: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade. Brasília: Editora do Ministério do Meio Ambiente, 2009.

PROJETO DOCES MATAS. 2002. Brincando e aprendendo com a mata: manual para excursões guiadas. Belo Horizonte. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Brincando_e_aprendendo_com_a_mata.pdf. Acesso em 07 de julho de 2018.

SILVA, L.O.; FIGUEIREDO, L.A.V. Racionalidades e sensibilidades em trilhas interpretativo-perceptivas: promovendo ações formativas de Educação Ambiental na Vila de Paranapiacaba-Santo André (SP). Revista Brasileira de Ecoturismo. São Paulo. v.4, n.1, p.25-58, 2011.

Published

2019-12-02

How to Cite

Amaral, C. P., Cancian, R., Felix, N. Q., Machado, V. S., Lopes, M. P., & Minuzzi, N. P. (2019). Oportunizando a sustentabilidade e a saúde através de trilhas ecológicas orientadas – relato de experiência/ Opportunizing sustainability and health through oriented ecological tracks - experience report. Brazilian Journal of Development, 5(11), 28040–28048. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-391

Issue

Section

Original Papers