Metodologia construtivista: dimensionamento e fabricação de um forno tipo mufla de alto desempenho / Constructivist Methodology: Design and manufacture of a high performance muffle furnace

Authors

  • Gabriel Gonçalves Pessoa De Castro
  • Gustavo José da Silva Nunes Rezende
  • Leonardo Feliciano Maciel
  • Leon Vitor de Abreu de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-392

Keywords:

Forno mufla, dimensionamento, isolamento térmico, resistência elétrica.

Abstract

Os tratamentos térmicos realizados em aços são processos fundamentais para obtenção de propriedades específicas no material, uma vez que para obtê-las o aço é aquecido e resfriado sob condições controladas. Para este processo deve-se utilizar um forno de alta temperatura, chamado forno mufla, que possibilita o controle e monitoramento de temperaturas elevadas, que são necessárias para atingir a temperabilidade de cada material.  Tendo em vista o que foi dito anteriormente, o presente trabalho, apresenta os passos para realização do dimensionamento de um forno mufla de baixo custo para tratamento térmico, demonstrando os cálculos necessários para se obter a geometria mais eficiente e materiais mais indicados para a aplicação e o dimensionamento detalhado da espessura das camadas de isolamento térmico e da resistência elétrica, com o intuito de desenvolver um equipamento de alto desempenho, possibilitando estudos científicos e trabalhos acadêmicos nas áreas de termodinâmica e tratamento térmico de materiais.

 

 

References

COLPAERT, H., 2008, “Metalografia dos produtos siderúrgicos comuns”, Editora Edgarg Blücher Ltda, 4ª Edição, São Paulo.

TORRE, JORGE. Manual prático de fundição e elementos de prevenção da corrosão. São Paulo: Hemus, 2004.

BALDMAN, Roquemar de Lima; VIEIRA, Estéfano Aparecido. Fundição: processos e tecnologias correlatas. São Paulo: Saraiva, 2014.

INCROPERA, FRANK P. et al. Fundamentos de transferência de calor e massa. Rio de Janeiro: LTC,2011.

HERRING, DANIEL H. Transferência de calor. Industrial Heating, p. 24, jan./set. 2015.

BURGER, N. et al. Review of thermal conductivity in composites: mechanisms, parameters and theory. Progress in Polymer Science, v. 61, p. 1-28, 2016.

Published

2019-12-02

How to Cite

Castro, G. G. P. D., Rezende, G. J. da S. N., Maciel, L. F., & Almeida, L. V. de A. de. (2019). Metodologia construtivista: dimensionamento e fabricação de um forno tipo mufla de alto desempenho / Constructivist Methodology: Design and manufacture of a high performance muffle furnace. Brazilian Journal of Development, 5(11), 28049–28064. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-392

Issue

Section

Original Papers