Gestão da qualidade total em uma indústria de cosméticos com enfoque na produção de amenities / Total quality management in a cosmetic industry focusing on amenities production

Authors

  • Guilherme Mendes de Souza
  • Paulo Renato Pakes
  • Brena Bezerra Silva
  • Rodolfo Borges de Faria
  • Vivian Karina Bianchini
  • Carlos do Amaral Razzino

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-384

Keywords:

Gestão, Qualidade, Indústria, Cosméticos, Amenities

Abstract

Não importa o tipo de organização que as pessoas tenham contato diariamente – um banco, uma fábrica, uma universidade, nos dias atuais a competição por clientes sempre estará presente independente da área de atuação, e é nesse momento que a qualidade é a mais importante das estratégias competitivas. Com a gestão correta é possível alcançar o valor da qualidade, a satisfação do cliente, e consecutivamente ganhos econômicos com a adoção de estratégias e boas práticas de gestão da qualidade. O nível de exigência dos consumidores tem aumentado consideravelmente, e essa exigência aumenta a cada dia exponencialmente com o desenvolvimento das companhias e a constante busca por qualidade. Com base nesse contexto, este artigo buscou compreender como se estruturam as práticas da gestão da qualidade em uma indústria de cosméticos que tem como foco a produção de amenities (cosméticos disponibilizados para hóspedes dos serviços de hotelaria). Para isso, realizou-se um estudo de caso único em uma empresa localizada no interior do Estado de São Paulo. Com os resultados coletados, foi possível analisar a importância dos princípios e ferramentas do TQM para a empresa, uma vez que quando bem aplicados, possibilitam melhorias no processo, produtos e serviços prestados, apostando em uma organização que tem como foco central a satisfação dos clientes. 

References

AQUILANI, B.; SILVESTRI, C.; RUGGIERI, A.; GATTI, C. A systematic literature review on total quality management critical success factors and the identification of new avenues of research ", The TQM Journal, v. 29, n. 1, p. 184 – 213, 2017.

BON, A. T.; MUSTAFA, E. M. A. Impact of total quality management on innovation in service organizations: Literature review and new conceptual framework. Malaysia: Elsevier, 2013.

BRASIL. Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2008. Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6523.htm> Acesso em: 17 abril de 2017.

BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London: Unwin Hyman, 1989.

CAMPOS, V. F. TQC Controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.

GARVIN, D. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

GEROLAMO, M. C. POLTRONIERI, C. F. YAMADA, T. T. CINTRA, A. L. B. Quality Management: How do Brazilian Companies use it? Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 143, p. 995 – 1000, 2014.

OAKLAND, J. S. Gerenciamento da qualidade total. São Paulo: Nobel, 2000.

POWELL, T.C. Total quality management as competitive advantage - a review and empirical-study. Strategic management journal, v. 16, n. 1, p. 15-37, 1995.

PRAZERES, P. M. Dicionário de Termos da Qualidade. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SADIKOGLU, E.; OLCAY, H. The effects of total quality management practices on performance and the reasons of and the barriers to TQM practices in Turkey. Advances in Decision Sciences, v. 1, n.1, 2014.

SILVA, J. M. 5S: O ambiente da qualidade. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Otoni, 1994.

TOLEDO, J.C.; BORRÁS, M.Á.; MERGULHÃO, R.C.; MENDES, G.H.S. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamentos e Métodos. 3ªEd. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2019-12-03

How to Cite

Souza, G. M. de, Pakes, P. R., Silva, B. B., Faria, R. B. de, Bianchini, V. K., & Razzino, C. do A. (2019). Gestão da qualidade total em uma indústria de cosméticos com enfoque na produção de amenities / Total quality management in a cosmetic industry focusing on amenities production. Brazilian Journal of Development, 5(11), 27931–27946. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-384

Issue

Section

Original Papers