A utilização do indicador natural para a aplicação de uma atividade experimental no ensino de química / The use of the natural indicator for the application of an experimental activity in chemistry teaching

Authors

  • Wilson Antonio da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Flávio José de Abreu Moura
  • Palloma Joyce de Aguiar Silva
  • Josefa Luana da Silva Sousa
  • Juliana Mendes Correia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-015

Keywords:

Ácido-base, Aulas Experimentais, Ensino-aprendizagem, Teoria-Prática.

Abstract

Este trabalho foi realizado por estudantes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto federal de Pernambuco, e desenvolvem estudos acerca da experimentação nas aulas de Química, visando a criação de problemas que permitem a contextualização e o estímulo de questionamento para uma melhor compreensão e aprendizagem. A experimentação quando utilizado para fins pedagógicos, torna-se uma ferramenta fundamental no ensino de Química, porém nem todos os professores a utiliza, seja por falta de laboratório nas escolas ou por falta de domínio do professor ao tentar relacionar a teoria e prática. Desse modo, este trabalho teve como objetivo evidenciar a importância das aulas experimentais como instrumento facilitador da aprendizagem aliando ao uso dos materiais de baixo custo. Para a obtenção dos dados que compuseram este trabalho, houve a aplicação da atividade experimental sobre ácido-base com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio da Escola de Referência Guiomar Krause Gonçalves, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão-PE, juntamente com a aplicação de dois questionários, com o intuito de perceber a aprendizagem de conceitos abordados na prática Experimental. A pesquisa evidenciou que somente aulas teóricas não emergem compreensão suficiente do conteúdo ministrado, e que as atividades experimentais incentivam os alunos a refletirem e argumentarem, por isso, através das intervenções feitas observou-se que o uso da Experimentação apresenta-se como uma forma didática, na qual, fornece mais elementos, argumentos, fatos, que, em conjunto com outros conhecimentos, podem ajudar na compreensão e construção de um conceito científico.

References

CARRASCOSA, J.; GIl-PÉREZ, D.; VILCHES, A. e VALDÉS, P. Papel de la actividad

experimental en la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 157-181, 2006.

FERREIRA, C. R. O uso de visualizações no ensino de Química: A formação inicial do professor de Química. 2010.

GALIAZI, M. C.; Gonçalves, F. P. (2004). A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, Vol. 27, N° 2, 326-331.

HOFSTEIN, A.; LUNETTA, V. The laboratory in Science education: foundations for twenty- first century. Science Education, 88, p.28-54, 2004.

MONTEIRO, I.G.S.; Sales, E.S.; Lima, K.S. (2013). Experimentos em sala de aula: minimizando barreiras do ensino da Química. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, Anais do VII EDUCON, Sergipe, UFS, p, 2-3.

PINHO ALVEZ, J. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. 2000. 312 f. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

SUART, R. C; MARCONDES, M. E. R. Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba, p.1-12, jul. 2008.

VALADARES, E. C. Proposta de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade. Química Nova na Escola, n. 13, 2001.

VIANA, K. S. L. Avaliação da Experiência: uma nova perspectiva de Avaliação para o ensino das Ciências da Natureza. Recife, 2014. 202f. Tese (Ensino de Ciências e Matemática – Modalidade Física e Química) – Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2014.

Published

2020-04-01

How to Cite

da Silva, W. A., Moura, F. J. de A., Silva, P. J. de A., Sousa, J. L. da S., & Correia, J. M. (2020). A utilização do indicador natural para a aplicação de uma atividade experimental no ensino de química / The use of the natural indicator for the application of an experimental activity in chemistry teaching. Brazilian Journal of Development, 6(4), 16859–16871. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-015

Issue

Section

Original Papers