A formação dos professores de karate: um estudo na cidade de Fortaleza / The training of karate teachers: a study in the city of Fortaleza

Authors

  • Jéssica do Vale Ribeiro
  • Mabel Dantas Noronha Cisne
  • Francisco Silva Barroso Junior
  • Gabriel Campelo Ferreira
  • Layla Beatriz de Freitas Barros
  • Paulo Andrey de Holanda Bastos
  • Felipe Cavalcante Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-097

Keywords:

Karate. Formação do professor. Educação Física.

Abstract

O Karate é uma arte marcial japonesa, que significa mãos vazias por isso não se utiliza nenhuma arma e foi criado para fins de defesa. Essa arte marcial tornou-se popular a partir do século XX e sua popularização veio depois que alguns mestres fizeram uma demonstração de Karate em Okinawa. O Karate tem também toda uma questão filosófica e pedagógica onde é trabalhado o sistema Budo (Caminho Marcial). Objetiva-se através dessa pesquisaidentificar como se dar a formação do professor de Karate. O cenário da pesquisa aconteceu emacademias, clubes e colégios que oferecem a modalidade de Karate, do município de Fortaleza-CE.Participaram da pesquisa professores de Karate formados em Educação Física e não formados em Educação Física. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado. Os principais resultados foram conhecer a formação inicial dos professores, verificar a formação continuada e as influências fundamentais para esses professores. Conclui-se que a maioria dos professores de Karate são formados em Educação Física, o que representa 64,28%, e que os professores formados tem maior possibilidade de vínculo empregatício, também observou que os professores formados procuram se aperfeiçoar mais na área devido a sua conscientização sobre a importância de continuar se atualizando e que a grande influência, no Karate, tanto para os formados como para os não formados foram os antigos mestre do Karate.

 

 

References

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p.174-181, dez. 2010.

BRASILEIRO, Francisco Lima. A importância do Karate e da psicomotricidade na Educação. [monografia de especialização]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2003.

BRASILEIRO,F.C.; FERREIRA,H.S; MELO,I.O; LOPES, J.C; CISNE,M.D.N; VII MODALIDADE DE LUTA:KARATE. In: HERALDO SIMÕES FERREIRA(Orgs.). Artesmarciais, esportes de combate e lutasnasolimpíadas: da antiguidadea era contemporânea. Fortaleza: EdUECE, 2017.

BRASIL. Lei nº 7.890/2010, de 2010. São Paulo, SP, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.615/98, de 1998. .Brasilia, DF, 1998.

CARTAXO, Carlos Alberto. Jogos de combates: atividades recreativas e psicomotoras. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. 277 p.

CARTAXO, Carlos Alberto. Karate-Do - A história de uma Arte Nipônica. Fortaleza: N/c, 2015. 870 p.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A História que não se conta. 15. ed. São Paulo: Papirus Editora, 2008. 223 p.

CBK. Regulamentos de competição de Kata e Kumite. Disponível em: <http://docs.wixstatic.com/ugd/03d59d_60e50bd601ee4887aaf0f56d35933477.pdf>. Acesso em: 2 maio 2018.

CORTESÃO, L. Ser professor: um ofício em risco de extinção. S.P., Cortez, 2002.

COSTA, Nadja Maria de Lima. A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES – NOVAS TENDÊNCIAS E NOVOS CAMINHOS. Holos, [s.l.], v. 3, p.63-75, 24 dez. 2007. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://dx.doi.org/10.15628/holos.2004.48.

FCC, Textos. Formação continuada de professores: Uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. 2013. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/article/viewFile/2452/2407>. Acesso em: 13 maio 2013.

FERREIRA, Heraldo Simões. Artes Marciais, esportes de combate e lutas olimpícas: Da antiguidade a era contemporânea. Fortaleza: Uece, 2017. 223 p.

FROSI, Tiago Oviedo; MAZO, Janice Zarpellon. Repensando a História do karate contada no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física. Esporte, São Paulo, v. 25, n. 2, p.297-312, jun. 2011.

GARCÍA, Carlo Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. 2. ed. Porto - Portugal: Porto Editora, 1999. 272 p.

GONÇALVES JUNIOR, Luiz; DRIGO, Alexandre Janota. A já regulamentada profissão de Educação Física a as. Motriz: Revista de Educação Física - UNESP, São Carlos, v. 7, n. 2, p.131-132, dez. 2001.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientifíca. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.a, 2003.

MIRANDA, Simone de. Formação inicial do professor de Educação Física. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 26., 2013, Curitiba. Anais... . Curitiba: Pontifica Universidade Católia do Paranà, 2013. p. 24825 - 24835.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa e saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

NAKAYAMA, Masatoshi; NAKAYAMA, Masatoshi. O melhor do karatê 2 - Fundamentos. Takushoku: Cultrix, 2011. 144 p.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de (Comp.). Metodologia Científica: Um manual para a realização de pesquisa em administração. Goias: Catalão, 2011. 73 p.

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE. São Paulo: Usp, v. 25, n. 2, 2011.

TAGNIN, A. C. Gotuzzo. O Verdadeiro Caminho do Karate. 1º ed.São Paulo, Editora RodolivrosLtda, 1975. 461 p.

TAVARES, Otávio; LOPES, Yuri. A ação-reflexão-ação dos saberes docentes dos mestres de karatê: construindo indicadores para a transformação da prática pedagógica.. Revista da Educação Física/uem, [s.l.], v. 25, n. 1, p.67-79, 17 abr. 2014. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.20193.

TENDÊNCIAS E NOVOS CAMINHOS. Holos, [s.l.], v. 3, p.63-75, 24 dez. 2007. Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). http://dx.doi.org/10.15628/holos.2004.48.

Published

2020-04-06

How to Cite

Ribeiro, J. do V., Cisne, M. D. N., Junior, F. S. B., Ferreira, G. C., Barros, L. B. de F., Bastos, P. A. de H., & Brasileiro, F. C. (2020). A formação dos professores de karate: um estudo na cidade de Fortaleza / The training of karate teachers: a study in the city of Fortaleza. Brazilian Journal of Development, 6(4), 17961–17980. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-097

Issue

Section

Original Papers